Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Nyctibiiformes
Família: Nyctibiidae
 Chenu & Des Murs, 1851

Composição

5 Espécies

Fotos | Sons

Nyctibiidae

Nyctibiidae é a família de urutaus. Os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do continente Americano. São aves exclusivamente noturnas, dotadas de cabeça larga e achatada, bico e pernas pequenos e enormes olhos. As asas e cauda são consideravelmente longas e o corpo robusto e musculoso.

Os urutaus se alimentam basicamente de insetos que apanham em pleno voo, principalmente os grandes, porém podem comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Alcança até 37cm fora a cauda. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano. A membrana nictante trata-se de uma dobra da conjuntiva que não bloqueia totalmente a visão, o que a torna elemento muito importante para ver sem ser vista, como no caso dos urutaus em posição de descanso quando se camuflam em ambientes abertos.

De acordo com a região, os membros dessa curiosa família têm denominações diferentes. No Brasil, urutau é sinônimo de mãe-da-lua, manda-lua, ibijaú, chora-lua, preguiça, jurutau, jurutauí, urutágua, urutago, urutauí, urutavi e cacuí. Em outros países onde ocorre, o vernáculo é igualmente rico: urutaú (Argentina), guajojó, uruta (Bolívia), urutau, guaimingüe, judío (Paraguai). Em inglês, o nome genérico é onomatopaico: potoo.

Espécies

Referências

Galeria de Fotos